Educação: diversidade e práticas pedagógicas.

Duração: 6

Acreditação: 0

Local: Hotel Porto Mare - Lido - Funchal

Calendarização: 14 de maio de 2016, sábado

Destinatários: Educadores e professores de todos os grupos de recrutamento

Informações: Inscrições grátis. Acreditado pelo SIPE com 0,2 créditos ao abrigo do DL 22/2014, alínea d) do n.º 1, do artigo 6.º. Foi solicitada a validação de 6 horas à DRE.

Inscrições até: 2016-05-12

Objetivos:

- Refletir sobre a escola e o seu papel na sociedade;
- Partilhar experiências e trocar opiniões sobre a diversidade e práticas pedagógicas;
- Analisar diferentes ambientes culturais e sociais em contexto educacional;
- Reflectir acerca de diferentes realidades e situações de aprendizagem concretas a fim de se poder intervir na realidade e alterá-la;
- Adquirir conhecimentos que permitam conduzir a um processo de ensino-aprendizagem positivo e diversificado.

Conteúdos:

- Diversidade Cultural e Educação. Desafios da prática pedagógica na atualidade:
• A prática pedagógica para professores e alunos – desafios, vitórias e derrotas;
• Análise sobre o quotidiano escolar;
• O desafio de produzir conhecimento com os alunos;
• O professor como interveniente ator sociocultural e político.

- Para uma Avaliação Pedagógica ao Serviço da Melhoria do Ensino e das Aprendizagens:
• a avaliação pedagógica como processo de melhoria da qualidade das aprendizagens realizadas pelos estudantes;
• Intervenções macro, meso e micro para a melhoria da qualidade das aprendizagens, quer através de políticas públicas ativas no domínio da educação quer através de intervenções consistentes, coerentes e sustentadas de natureza pedagógica;
• clarificação de alguns conceitos-chave (e.g., avaliação formativa, avaliação sumativa) e uma articulação/integração entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem.
• repensar o papel dos docentes e estudantes no processo educativo, investir na cuidadosa seleção de tarefas realmente relevantes (através das quais se pode ensinar, avaliar e aprender), diversificar as dinâmicas de trabalho no contexto das salas de aula e estruturar as aulas de forma a que a real e efetiva participação dos estudantes seja uma realidade.
- Inovação, solução ou utopia no futuro do trabalho?:
• A Escola face às competências multidimensionais que a ambição livre e individual seleciona, desenha e constrói, estimuladas em contextos sociais mutantes e mutáveis;
• A Escola face à criatividade e ao desenho de soluções inovadora para o que produzimos.

- Edificar as práticas pedagógicas: o papel dos ambientes de aprendizagem onde está presente a cultura digital:
• a lógica meritocrática e tecnicista da escola atual e a sua resistência à mudança, pelas razões do invariante cultural de Fino (2000, 2009);
• o currículo como representação da hegemonia do poder;
• a visibilidade da cultura digital na escola entre a lógica do reforço dos processos de ensino e a nova aceção enquanto ferramentas de aprendizagem e de apropriação de conhecimento;
• ambientes de aprendizagem que desenvolvam a plena integração da cultura digital, numa pedagogia escolar participativa e valorativa da cultura e da identidade dos estudantes;
• A mudança paradigmática e a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e sobre o currículo.