Metodologias ativas - estratégias de intervenção na prática pedagógica (2ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 29 de outubro de 2022, 12 de novembro, das 9h às 12h e 19 de novembro, das 9h às 11h30; Assíncronas: 29 de outubro de 2022, das 12h às 13h30, 12 de novembro, das 12h às 14h e 19 de novembro, das 11h30 às 12h30
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2022-10-16
Objetivos:
Objetivos Gerais:
- Conhecer a origem das metodologias ativas – John Dewey; Conhecer a Pirâmide de Aprendizagem de Wiliam Glasser e problematizá-la à luz das necessidades do século XXI;
- Caraterizar as várias Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP);
- Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Metodologia de Projeto e a Metodologia STEM;
- Analisar casos de implementação de aprendizagem ativa;
- Desenhar processos formativos suportados em metodologias ativas;
- Experienciar e selecionar ferramentas para suportar a aprendizagem ativa;
- Desenvolver capacidades de planeamento de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa associada à Flexibilidade Curricular.
Objetivos Específicos:
- Conhecer modelos teóricos de metodologias ativas, suas caraterísticas, papel do professor e do aluno;
- Desenvolver dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares;
- Conceber, planificar e monitorizar projetos num trabalho de natureza colaborativa;
- Identificar ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto;
- DAC – elaborar uma planificação.
Conteúdos:
1.ª Sessão (4,5 horas)
• Apresentação do programa da ação de formação, da metodologia de trabalho e avaliação final. Definição de horário.
• Conhecer a origem das metodologias ativas – teoria de John Dewey – APRENDER FAZENDO
• Conhecer a Pirâmide de Aprendizagem de Wiliam Glasser e problematizá-la à luz das necessidades do século XXI
• Exposição das Metodologias Ativas: (2 horas)
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP),
Sala de Aula Invertida Flipped Classroom), Metodologia de Projeto
Metodologia STEM
2.ª Sessão (5 horas)
- Caraterização de cada metodologia, salientando o papel do professor, o papel do aluno, a articulação das disciplinas, a conceção do conhecimento e o produto final;
- Análise de casos práticos com as várias Metodologias: os formandos identificam a Metodologia e o processo formativo associado;
- Planificar um DAC com recurso ao uso de Metodologias Ativas;
- Discussão e partilha de experiências.
3.ª Sessão (3,5 horas)
- Apresentação dos trabalhos finais, discussão e reflexão sobre os mesmos;
- Associar Metodologias ativas com Novas Tecnologias: da teoria à prática com análise de instrumentos - Padlet, Tricider Quiz em Powerpoint e Kahoot;
- Análise e reflexão de vídeos;
- Discussão e partilha de experiências;
- Reflexão final;
- Avaliação da ação de formação.