A Integração Curricular das TIC no 1.º Ciclo - I

Duração: 30

Acreditação: 1.2

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 12, 19 e 26 de outubro de 2013, das 9 às 14 horas (sábados); 29 e 31 de outubro, das 19 às 21.30h (terça-feira e quinta-feira); 2 e 9 de novembro de 2013, das 9 às 14 horas (sábado).

Destinatários: Professores dos grupos 110 e 120.

Informações: É obrigatório levar computador portátil.

Inscrições até: 2013-10-01

Objetivos:

  • Partilhar experiências e trocar opiniões sobre a atividade pedagógica e recursos didáticos.
  • Conhecer e explorar as potencialidades didáticas disponíveis na Internet.
  • Utilizar pedagogias ativas e participativas, recorrendo às ferramentas TIC, no processo de ensino-aprendizagem.
  • Criar e dinamizar recursos multimédia para utilização em contexto de sala de aula que levem à motivação e à participação ativa dos alunos nas atividades letivas.
  • Utilizar as ferramentas TIC para criar e dinamizar recursos personalizados e atuais.
  • Conhecer sítios úteis e com potencialidades pedagógico-didáticas, assim como fontes de informação.
  • Promover a utilização de software de uma forma autónoma e pedagógica.
  • Potencializar a utilização das TIC e da Internet como ferramenta nas atividades letivas.
  • Relacionar as capacidades das aplicações informáticas com os objetivos das diferentes disciplinas.
  • Identificar as características da Web 2.0 e Web 3.0.
  • Potencializar a pesquisa na Internet de conteúdos inerentes ao 1º ciclo.
  • Conhecer, pesquisar e utilizar ativamente recursos digitais disponíveis para as várias disciplinas.
  • Saber proceder à conversão de ficheiros dos principais formatos de recursos digitais.
  • Conhecer e utilizar outros recursos de multimédia, tanto de suporte físico, como de suporte digital.
  • Utilizar portais de tecnologias educativas.
  • Utilizar os sistemas de publicação e armazenamento de informação.
  • Usar de forma autónoma o software TestMoz ou similar para a criação de fichas de trabalho e testes on-line.
  • Utilizar de forma autónoma a aplicação Popplet ou similar para a criação de e-mapas de conceitos, como forma de potencialização da aprendizagem colaborativa.
  • Aplicar os conteúdos da ação (TesteMoz) em contexto de sala de aula, no decurso da ação de formação.
  • Utilizar de forma autónoma outras ferramentas freeware disponíveis online, nomeadamente na edição, partilha e no alojamento de informação.

Conteúdos:

  • Introdução aos conceitos da Web 2.0 e Web 3.0.
  • Portal da Tecnologia Educativa – http://www.educatic.info.
  • Pesquisa e seleção de sítios da Internet de interesse educativo para os conteúdos educativos do 1º ciclo, nas suas variadas vertentes.
  • Ferramentas de elaboração de testes ou fichas de trabalho online – TestMoz ou similar
  • Utilitários e ferramentas – PDF converter, PDF to Word Converter.
  • Ferramentas para armazenamento virtual de informação e partilha de documentos – Dropbox.
  • Publicação e partilha de vídeo para o Youtube com o DvdVideosoft ou similar.
  • Construção de mapas de conceitos com a aplicação Popplet ou similar.
  • Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.
  • Método Expositivo: Exposição de ideias e conceitos.
  • Método Demonstrativo: Transmitir conhecimentos práticos.
  • Método Ativo: O formador tem o papel de facilitador. Adquirem-se competências, aprendendo o saber e o saber fazer.

Em cada sessão é realizada a exposição de ideias e conceitos.
Paralelamente são efetuadas demonstrações práticas da utilização das ferramentas de acordo com as ideias e conceitos expostos, recorrendo aos assuntos insertos nas orientações curriculares do 1º ciclo e também da Educação Especial. Tratando-se de um curso direcionado para docentes que trabalham com crianças mais jovens, no enquadramento teórico e na demonstração do funcionamento das aplicações - TestMoz e Popplet, ter-se-á em conta estas especificidades, dando-se relevo a propostas de atividades simples, no âmbito da língua portuguesa e nas atividades extracurriculares, que estimulem o gosto pela aprendizagem e pelo trabalho colaborativo.asd