A Integração Curricular das TIC no 1.º Ciclo - I
Duração: 30
Acreditação: 1.2
Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Calendarização: 12, 19 e 26 de outubro de 2013, das 9 às 14 horas (sábados); 29 e 31 de outubro, das 19 às 21.30h (terça-feira e quinta-feira); 2 e 9 de novembro de 2013, das 9 às 14 horas (sábado).
Destinatários: Professores dos grupos 110 e 120.
Informações: É obrigatório levar computador portátil.
Inscrições até: 2013-10-01
Objetivos:
- Partilhar experiências e trocar opiniões sobre a atividade pedagógica e recursos didáticos.
- Conhecer e explorar as potencialidades didáticas disponíveis na Internet.
- Utilizar pedagogias ativas e participativas, recorrendo às ferramentas TIC, no processo de ensino-aprendizagem.
- Criar e dinamizar recursos multimédia para utilização em contexto de sala de aula que levem à motivação e à participação ativa dos alunos nas atividades letivas.
- Utilizar as ferramentas TIC para criar e dinamizar recursos personalizados e atuais.
- Conhecer sítios úteis e com potencialidades pedagógico-didáticas, assim como fontes de informação.
- Promover a utilização de software de uma forma autónoma e pedagógica.
- Potencializar a utilização das TIC e da Internet como ferramenta nas atividades letivas.
- Relacionar as capacidades das aplicações informáticas com os objetivos das diferentes disciplinas.
- Identificar as características da Web 2.0 e Web 3.0.
- Potencializar a pesquisa na Internet de conteúdos inerentes ao 1º ciclo.
- Conhecer, pesquisar e utilizar ativamente recursos digitais disponíveis para as várias disciplinas.
- Saber proceder à conversão de ficheiros dos principais formatos de recursos digitais.
- Conhecer e utilizar outros recursos de multimédia, tanto de suporte físico, como de suporte digital.
- Utilizar portais de tecnologias educativas.
- Utilizar os sistemas de publicação e armazenamento de informação.
- Usar de forma autónoma o software TestMoz ou similar para a criação de fichas de trabalho e testes on-line.
- Utilizar de forma autónoma a aplicação Popplet ou similar para a criação de e-mapas de conceitos, como forma de potencialização da aprendizagem colaborativa.
- Aplicar os conteúdos da ação (TesteMoz) em contexto de sala de aula, no decurso da ação de formação.
- Utilizar de forma autónoma outras ferramentas freeware disponíveis online, nomeadamente na edição, partilha e no alojamento de informação.
Conteúdos:
- Introdução aos conceitos da Web 2.0 e Web 3.0.
- Portal da Tecnologia Educativa – http://www.educatic.info.
- Pesquisa e seleção de sítios da Internet de interesse educativo para os conteúdos educativos do 1º ciclo, nas suas variadas vertentes.
- Ferramentas de elaboração de testes ou fichas de trabalho online – TestMoz ou similar
- Utilitários e ferramentas – PDF converter, PDF to Word Converter.
- Ferramentas para armazenamento virtual de informação e partilha de documentos – Dropbox.
- Publicação e partilha de vídeo para o Youtube com o DvdVideosoft ou similar.
- Construção de mapas de conceitos com a aplicação Popplet ou similar.
- Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.
- Método Expositivo: Exposição de ideias e conceitos.
- Método Demonstrativo: Transmitir conhecimentos práticos.
- Método Ativo: O formador tem o papel de facilitador. Adquirem-se competências, aprendendo o saber e o saber fazer.
Em cada sessão é realizada a exposição de ideias e conceitos.
Paralelamente são efetuadas demonstrações práticas da utilização das ferramentas de acordo com as ideias e conceitos expostos, recorrendo aos assuntos insertos nas orientações curriculares do 1º ciclo e também da Educação Especial. Tratando-se de um curso direcionado para docentes que trabalham com crianças mais jovens, no enquadramento teórico e na demonstração do funcionamento das aplicações - TestMoz e Popplet, ter-se-á em conta estas especificidades, dando-se relevo a propostas de atividades simples, no âmbito da língua portuguesa e nas atividades extracurriculares, que estimulem o gosto pela aprendizagem e pelo trabalho colaborativo.asd