Duração: 15
Acreditação: 0.6
Local: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Ladeira (Funchal)
Calendarização: 11, 18 e 25 de maio de 2024, das 9h às 14h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios EB1/PE Ladeira - 30 €; não sócios de outras escolas - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2024-04-28
Objetivos:
Objetivos Gerais:
1. Promover a integração e o sucesso educativo de todos os alunos;
2. Refletir sobre as características da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA);
3. Dinamizar a intervenção avaliativa e educativa na PEA;
4. Criar uma cultura de escola que favoreça a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, garantindo a presença e a participação de todos os alunos;
5. Implementar estratégias de diferenciação pedagógica na adequação do processo de ensino e aprendizagem;
6. Fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes enquanto agentes educativos para facilitar a inclusão de crianças e jovens com PEA.
Objetivos específicos:
1. Identificar características e sinais da PEA;
2. Identificar áreas em défice e em desenvolvimento nos alunos com PEA;
3. Nomear particularidades da síndrome de Asperger nos alunos com PEA;
4. Definir as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão a mobilizar para alunos com PEA;
5. Refletir sobre metodologias de intervenção interdisciplinar que facilitem a aprendizagem, autonomia e a adaptação dos alunos com PEA;
6. Aplicar estratégias, programas, métodos de intervenção interdisciplinares para contexto escolar e doméstico;
7. Dotar a comunidade educativa de conhecimentos e capacidades para a implementação de estratégias interdisciplinares e participativas de qualidade dos alunos nos diferentes contextos de aprendizagem;
8. Elaborar uma planificação em equipa multidisciplinar, com a definição das medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão, com a respetiva adequação das técnicas e dos instrumentos de avaliação;
9. Adequar técnicas e instrumentos de avaliação adaptados aos alunos com PEA.
Conteúdos:
1. Características e sinais de alerta da Perturbação do Espetro do Autismo.
2. Características da síndrome de Asperger.
3. Enquadramento legal da educação inclusiva: Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho. Abordagem multinível de acesso ao currículo e às aprendizagens. Medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
4. Estratégias, programas, métodos de intervenção interdisciplinar para contexto escolar e doméstico, que facilitem a aprendizagem, autonomia e a adaptação dos alunos com PEA (Programa Son-Rise, Método Padovan, Método TEACCH, Método ABA, Método PRT, Método Denver, Método PECS, Método Floortime, Modelo SCERTS).
5. Técnicas e instrumentos de avaliação adaptados à PEA.
6. Planificação com a definição das medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
7. Apresentação, discussão e partilha dos trabalhos.