Compreender a Educação Inclusiva: sistematizar práticas de inclusão

Duração: 25

Acreditação: 1

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: Calendarização: 4, 11, 18, 25 de maio e 1 de junho, das 9 às 13 horas e 8 de junho, das 9 às 14 horas (sábados).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores de Educação Especial, Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário

Informações: Taxa de inscrição: sócios -gratuito; Não - sócios - 35€ (a liquidar após seleção dos formandos).

Inscrições até: 2019-04-29

Objetivos:

Esta ação tem por objetivos:
- Promover o desenvolvimento da profissionalidade e da pessoalidade, pela experimentação de estratégias de inclusão, no contexto da ação docente;
- Promover o desenvolvimento de competências de regulação e de monitoração, pela implementação sistemática de estratégias de inclusão.
- Promover o desenvolvimento de saberes profissionais dos professores envolvidos;
- Proporcionar a aquisição de conceitos necessários à prática da inclusão;
- Criar condições para os participantes poderem desenvolver estratégias de inclusão, no desempenho das suas funções docentes;
- Motivar os participantes para a construção de uma escola inclusiva;
- Dar a conhecer diferentes paradigmas e conceitos sobre a educação inclusiva;
- Capacitar os docentes para a implementação do novo enquadramento legal da educação inclusiva.

Conteúdos:

Perspetivas de NEE – Abordagem histórica
• Práticas de inclusão
• Formação de professores numa perspetiva de educação inclusiva
• Competências da avaliação da aprendizagem: contributo para a melhoria da qualidade da educação
• A articulação pedagógica do professor da Educação Regular com o professor da Educação Inclusiva
• Estratégias e modelos pedagógicos que facilitam o desenvolvimento de uma escola inclusiva
• Enquadramento conceptual da educação inclusiva – 2 horas
• Desenho Universal para a aprendizagem
• O trabalho em equipa multidisciplinar
• Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
• Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão
• Avaliação de competências e conhecimentos, progressão e certificação