Google Earth na Sala de Aula (Oficina de Formação - 17 h. presenciais e 17 h. autónomas)

Duração: 17

Acreditação: 1

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Calendarização: 10, 17 e 24 de setembro de 2016 (sábados), das 9 às 14 h.; e 8 de outubro (sábado), das 10 às 12 horas

Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, professores do ensino secundário e professores de educação especial

Informações: É necessário levar computador portátil com acesso wireless. Confere 1.4 créditos (17 horas presenciais e 17 horas de trabalho autónomo)

Inscrições até: 2016-09-05

Objetivos:

Espera-se que os formandos mudem as suas práticas, procedimento e criem materiais didáticos, sendo capezes de:
- Diversificar as estratégias de ensino com recurso às TIC, na perspetiva de melhoria do processo de ensino - aprendizagem.
- Construir recursos educativos inovadores com o Google Earth.
- Conhecer a história e objectivos do GoogleEarth™.
- Configurar o ambiente de trabalho.
- Navegar sobre os mapas do Mundo.
- Conhecer e descrever as várias camadas de informação existentes no sistema básico do GoogleEarth™.
- Criar mapas pessoais da Ilha da Madeira e/ou outros com pontos, linhas e áreas.
- Colocar gráficos de barrar nos mapas (densidade populacional, dados migratórios, etc);
- Editar os HTML para descrição mais detalhada dos "balões" dos pontos geográficos.
- Trabalhar pontos GPS no GoogleEarth™.
- Criar percursos através de pontos de interesse na Madeira e em qualquer região de Portugal.
- Explorar o espaço com a visita ao comando "Céu".
- Visualização das superfícies da "Lua" e "Marte".
- Visitar e explorar a comunidade internauta educativa do projeto educativo Google Earth™ na Sala de Aula.
- Centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno, conferindo-lhe mais autonomia.

Conteúdos:

17 Horas presenciais:
Apresentação (1H):
- Dar a conhecer as expectativas dos formandos e apresentação;
- Apresentação do formando e formadores;
- Futuro do projeto;

Introdução ao Google Earth™ (2H):
- Ambientação ao Google Earth™:
- Localizar elementos e configuração da janela de trabalho;
- Comandos de navegação;
- Calcular distâncias entre 2 e mais pontos:
- Conseguir recorrer-se da escala gráfica para cálculo de distâncias;
- Usar a ferramenta Régua para calcular distância;
- Reconhecer as diferenças entre as diversas imagens de satélite históricas:
- Usar o comando "Mostrar imagens históricas".

Explorar a informação das Layers de informação do projeto Google Earth™ na Sala de Aula (2H):
- Analisar as camadas de temas geográficos existentes nos servidores da Google™:
- Usar as camadas de informação existentes no GoogleEarth™ para cruzar os dados do projeto.

Criação de mapas da Madeira (5H):
- Criar mapas pessoais e conseguir partilha-los na rede da Google™:
- Importar e exportar ficheiros KML;
- Interagir com filmes do Youtube e com imagens;
- Criar elementos cartográficos com pontos, linhas e áreas;
-Publicar os mapas na internet;
- Criar gráfico de barras sobre os mapas com GEGraph™.

Trabalhar com dados GPS (1H):
- Importar e analisar os dados pessoais de GPS na plataforma :
- Aquisição dos dados GPS em campo;
- Converter os dados GPS usando GPSBabel;™
- Usar várias maneiras para importar dados GPS para o GoogleEarth™; - Sobreposição com outros dados geográficos.

Definição de percursos (2H)
- Criar percursos através de pontos já existentes ou a introduzir pelo formando:
- Realizar percursos através de Pontos de Interesse existentes na base de dados da Google™:
- Imprimir os percursos com várias configurações;
- Criar percursos através de Pontos e Linhas criadas pelos formandos.

Visualizar e pesquisar informação do Céu, da Lua e de Marte (2H)
- Explorar o Céu;
- Analisar as constelações;
- Analisar o sistema solar;

Apresentação dos trabalhos realizados (2h)

17 Horas não presenciais:
Exercícios práticos sobre os conteúdos abordados em sala de formação, através de orientações dadas pelo formador (4 horas)
Planificação de uma aula usando um dos mapas do projeto Google Earth na Sala de Aula ou de um outro mapa a criar (5H);
Realização de um trabalho individual com recurso ao Google Earth, apresentando conteúdos pedagógicos da sua área curricular em mapa (8H).