A utilização do Kahoot e do Quizizz no ensino – 14ª Edição
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 25 de fevereiro de 2023, 4 de março (das 9h às 12h) e 11 de março (das 9h às 11h); Assíncronas: 28 de fevereiro (das 19h às 22h) e 7 de março (das 19h às 21h)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2023-02-12
Objetivos:
OBJETIVOS GERAIS:
- Criar atividades educativas e interativas utilizando as aplicações online e gratuítas Kahoot e Quizizz;
- Utilizar a gamificação para envolver os alunos de forma a tornar as aulas mais interativas (jogos educativos, questionários interativos, concursos com várias equipas de alunos);
- Promover e integrar as TIC na sala de aula como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem;
- Motivar os alunos a terem um papel ativo, passando a ser construtores e autores de conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar, na disciplina, atividades educativas em forma de jogos/questionários interativos/concursos/inquéritos;
- Criar, na disciplina, atividades educativas de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos durante as aulas ou como forma de rever os conteúdos abordados nas aulas;
- Promover a interdisciplinaridade;
- Promover o trabalho colaborativo;
- Realizar a avaliação formativa, exportando os resultados para uma folha cálculo.
Conteúdos:
Aplicação Kahoot
- O que é o Kahoot?
- O que é necessário para utilizar o Kahoot;
- Acesso ao site do Kahoot;
- Vantagens e desvantagens;
- Elaboração das atividades no Kahoot;
- Acesso a atividades Kahoots públicas;
- Acesso ao banco de questões públicas;
- Acesso dos alunos às atividades;
- Aplicação da atividade em sala de aula;
- Partilha das atividades através dos meios eletrónicos e plataformas de aprendizagem (Challenge);
- Registo e análise das respostas dos alunos;
- Partilha de atividades.
Aplicação Quizizz
- O que é o Quizizz?
- O que é necessário para utilizar o Quizizz;
- Acesso ao site do Quizizz;
- Vantagens e desvantagens;
- Elaboração de atividades no Quizizz;
- Utilização de flashcards;
- Acesso a atividades Quizizz públicas;
- Acesso ao banco de questões públicas;
- Organização dos Quizizz (coleções);
- Criação e utilização de Memes;
- Criação de turmas / Acesso dos alunos às atividades;
- Aplicação da atividade em sala de aula;
- Partilha das atividades através dos meios eletrónicos e plataformas de aprendizagem (Homework);
- Impressão de atividades;
- Registo e análise das respostas dos alunos;
- Partilha de atividades.