A utilização do Kahoot e do Quizizz no ensino – 14ª Edição

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 25 de fevereiro de 2023, 4 de março (das 9h às 12h) e 11 de março (das 9h às 11h); Assíncronas: 28 de fevereiro (das 19h às 22h) e 7 de março (das 19h às 21h)

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2023-02-12

Objetivos:

OBJETIVOS GERAIS:

- Criar atividades educativas e interativas utilizando as aplicações online e gratuítas Kahoot e Quizizz;

- Utilizar a gamificação para envolver os alunos de forma a tornar as aulas mais interativas (jogos educativos, questionários interativos, concursos com várias equipas de alunos);

- Promover e integrar as TIC na sala de aula como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem;

- Motivar os alunos a terem um papel ativo, passando a ser construtores e autores de conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar, na disciplina, atividades educativas em forma de jogos/questionários interativos/concursos/inquéritos;

- Criar, na disciplina, atividades educativas de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos durante as aulas ou como forma de rever os conteúdos abordados nas aulas;

- Promover a interdisciplinaridade;

- Promover o trabalho colaborativo;

- Realizar a avaliação formativa, exportando os resultados para uma folha cálculo.

Conteúdos:

Aplicação Kahoot

- O que é o Kahoot?

- O que é necessário para utilizar o Kahoot;

- Acesso ao site do Kahoot;

- Vantagens e desvantagens;

- Elaboração das atividades no Kahoot;

- Acesso a atividades Kahoots públicas;

- Acesso ao banco de questões públicas;

- Acesso dos alunos às atividades;

- Aplicação da atividade em sala de aula;

- Partilha das atividades através dos meios eletrónicos e plataformas de aprendizagem (Challenge);

- Registo e análise das respostas dos alunos;

- Partilha de atividades.

Aplicação Quizizz

- O que é o Quizizz?

- O que é necessário para utilizar o Quizizz;

- Acesso ao site do Quizizz;

- Vantagens e desvantagens;

- Elaboração de atividades no Quizizz;

- Utilização de flashcards;

- Acesso a atividades Quizizz públicas;

- Acesso ao banco de questões públicas;

- Organização dos Quizizz (coleções);

- Criação e utilização de Memes;

- Criação de turmas / Acesso dos alunos às atividades;

- Aplicação da atividade em sala de aula;

- Partilha das atividades através dos meios eletrónicos e plataformas de aprendizagem (Homework);

- Impressão de atividades;

- Registo e análise das respostas dos alunos;

- Partilha de atividades.