IX Jornadas EcoZarco - "Transição Energética: Realidade ou Utopia"

Duração: 15

Acreditação: 0.5

Local: Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Calendarização: 4 e 5 de novembro de 2022, das 9h às 13h e das 14h às 17h30 (sexta-feira e sábado)

Destinatários: Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (a aguardar acreditação para os restantes grupos de recrutamento)

Informações: Taxa de inscrição: sócios - 20 €; não sócios – 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2022-10-23

Objetivos:

- sensibilizar e mobilizar os formandos para a importância da transição energética;
- promover o desenvolvimento da literacia dos professores sobre temáticas relacionadas com eficiência energética,através do acesso a informação relativa a projetos e/ou investigações em curso;
- construir uma abordagem integrada do tema em estudo, através do contributo de diferentes áreas científicas;
- conhecer as potencialidades da eficiência energética nas escolas.
- elaborar um plano de ação para promover a literacia energética na escola.

Conteúdos:

Parte 1 – Sessão teórica (3 horas)
- “Energia e sustentabilidade”
- “Eficiência energética nas escolas”
- “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”
- “Madeira rumo à transição energética”


Parte 2 – Sessão teórico/prática - workshops (4 horas)
- Oficina: “Como ler a fatura da energia”
- Oficina: “Isolamento energético nas escolas VS qualidade do ar”
- Oficina: “A importância da mobilidade elétrica no processo de descarbonização”
- Oficina: “A energia fotovoltaica – uma visão de futuro”


Parte 3 – Sessão teórico/prática: Fórum (4 horas)
– Atividade de avaliação escrita + Trabalho colaborativo
- Elaboração de uma reflexão escrita sobre os temas abordados nas partes 1 e 2.
- Escolha e discussão de um tema abordado nas sessões teóricas, para integração curricular, atendendo às áreasdisciplinares e aos níveis de escolaridade que os professores lecionam.
- Elaboração de um plano de ação, na sequência do ponto anterior, considerando os alunos como os principaisintervenientes proativos.
- Apresentação oral dos trabalhos em formato digital e respetiva discussão.


Parte 4 – Sessão prática (4 horas)
- Saída de campo 1: visita de estudo à Central Hidroelétrica dos Socorridos.
- Saíde de campo 2: Visita de estudo ao Centro de Despacho e Condução da Rede Elétrica