Os trampolins na escola - Nível 1 (1ª Edição)

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: A designar

Calendarização: 19 de novembro de 2022, das 9h às 13h e das 14h às 18h30 e 26 de novembro de 2022, das 9h às 13h30

Destinatários: Docentes dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 35 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2022-11-06

Objetivos:

- Compreender as potencialidades do ensino da ginástica de trampolins na escola, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico diferenciado;
- Identificar os critérios de êxito essenciais de cada elemento técnico abordado;
- Saber como avaliar os elementos técnicos abordados;
- Conhecer a terminologia oficial e a escrita numérica da ginástica de trampolins;
- Conseguir planear uma unidade didática de ginástica de trampolins, visando o sucesso no processo ensinoaprendizagem dos alunos.

Conteúdos:

1ª Sessão:
- História dos Trampolins (internacional e Portugal);
- Fases dos elementos técnicos;
- Eixos de rotação;
- Especificações técnicas dos aparelhos: (i) Minitrampolim, (ii) Duplo Minitrampolim e (iii) Trampolim;
- Terminologia oficial e a escrita numérica dos elementos técnicos;
- Regras de segurança a serem adotadas numa unidade didática de Trampolins;
- Avaliação dos elementos técnicos: (i) execução; (ii) dificuldade; (iii) “Horizontal Displacement” e (iv) “Time of Flight”;
- Componentes críticas e aspetos técnicos importantes dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado, (v) Salto de ½ Pirueta vertical e (vi) Salto Mortal à frente engrupado;
- Erros mais frequentes e a evitar dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado, (v) Salto de ½ Pirueta vertical e (vi) Salto Mortal à frente engrupado;
- Ações motoras predominantes dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado, (v) Salto de ½ Pirueta vertical e (vi) Salto Mortal à frente engrupado;
- Situações de aprendizagem dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado, (v) Salto de ½ Pirueta vertical e (vi) Salto Mortal à frente engrupado;
- A utilização do Método de Educação Desportiva na ginástica de Trampolins: vantagens e limitações.
 
2ª Sessão:
- Construção de planos elevados: (i) horizontais e (ii) oblíquos;
- Vantagens e limitações da utilização dos vários tipos de planos elevados;
- Planificação de uma Unidade Didática de Ginástica de Trampolins.
- Experimentação das situações de aprendizagem dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado;
- Ajudas manuais dos elementos técnicos: (i) Salto de Vela; (ii) Salto de Carpa de Pernas Afastadas, (iii) Salto Engrupado, (iv) Salto Encarpado.
- Estratégias de implementação dos trampolins em conteúdos de outras modalidades gímnicas: (i) flick-flack à retaguarda na ginástica de solo, (ii) Yamashita na ginástica artística (saltos de cavalo), (iii) Salto entre-mãos na ginástica artística (saltos de cavalo), (iv) salto de eixo na ginástica artística (saltos de cavalo) e (v) Queda Facial na ginástica artística (saltos de cavalo);
- Como operacionalizar, com sucesso, um plano de aula de ginástica de trampolins;
- Programas informáticos de apoio na Ginástica de Trampolins.
 
3ª Sessão:
- Experimentação das situações de aprendizagem dos elementos técnicos: (i) Salto de ½ Pirueta vertical e (ii) Salto Mortal à frente engrupado;
- Ajudas manuais dos elementos técnicos: (i) Salto de ½ Pirueta vertical e (ii) Salto Mortal à frente engrupado;
- Construção de séries no aparelho Duplo Minitrampolim e Trampolim;
- Trabalho individual;
- Avaliação da ação de formação.