Diferenciação Pedagógica: uma alavanca para o sucesso educativo – 3ª Edição

Duração: 15

Acreditação: 0.6

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 29 de maio de 2021, 5 e 12 de junho de 2021, das 9h30 às 13h (sábados); Assíncronas: 2 de junho de 2021, das 18h30 às 20h30 e 9 de junho de 2021, das 18h30 às 21h (quartas-feiras).

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2021-05-23

Objetivos:

Objetivos gerais:
- Promover a Educação Inclusiva;
- Refletir sobre a sua ação docente, metodologias, estratégias e instrumentos de avaliação utilizados à luz da Educação Inclusiva;
- Potenciar mudanças na ação docente passíveis de garantir a participação e sentido de pertença, o acesso ao currículo e às aprendizagens e o sucesso educativo de todos os alunos, sobretudo os que apresentam barreiras à aprendizagem;
- Compreender os modelos pedagógicos de intervenção em Educação Inclusiva – abordagem multinível e desenho universal para a aprendizagem, de acordo com o enquadramento conceptual e legal vigente.
 
Objetivos específicos:
- Implementar estratégias e medidas de Inclusão em sala de aula;
- Introduzir alterações na prática pedagógica com base nas medidas da Abordagem Multinível e nos princípios subjacentes ao Desenho Universal para a Aprendizagem;
- Adequar os recursos educativos, as metodologias, os momentos de avaliação, o espaço sala de aula, entre outros, às diferentes barreiras à aprendizagem, de forma a potenciar o sucesso educativo de todos os alunos.

Conteúdos:

1. Breve enquadramento legal da educação inclusiva: Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro e sua adaptação à Região Autónoma da Madeira (Decreto Legislativo Regional n-º 11/2020/M, de 29 de julho).

2. Modelos pedagógicos de base para a Educação Inclusiva: Abordagem Multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem.

3. Necessidades Educativas e barreiras à aprendizagem à luz da Educação Inclusiva

   3.1. Como diferenciar a prática pedagógica de acordo com diferentes problemáticas?;
 
   3.2. Adequação das metodologias, estratégias e recursos às necessidades dos alunos.
 
4. Apresentação, discussão e partilha dos trabalhos.