Microsoft Teams – Integração de Aplicações – Nível II (5ª Edição)
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 30 de janeiro de 2021, 6 de fevereiro de 2021 (das 14h às 17h) e 13 de fevereiro de 2021 (das 14h às 16h); Assíncronas: 4 de fevereiro de 2021 (das 18h30 às 20h30) e 11 de fevereiro de 2021 (das 18h às 21h).
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos. Nota: Para poder fazer a formação é obrigatório ter o email institucional da SRE com o domínio @edu.madeira.gov.pt .
Inscrições até: 2021-01-17
Objetivos:
Objetivos gerais:
- Explorar as funcionalidades de várias aplicações com capacidade de integração no Microsoft Teams;
- Usar o Microsoft Teams como ferramenta de ensino à distância, com possibilidade de criação de novos ambientes propícios à interação.
Objetivos específicos:
- Conhecer as aplicações do Office 365;
- Como utilizar aplicações no Teams;
- Desenvolver atividades em aplicações passíveis de serem integradas no Teams (Microsoft Forms, OneNote, Quizlet, Padlet, Kahoot);
- Explorar a possibilidades de cada aplicação ao nível da promoção de atividades a desenvolver a partir do Teams;
- Criar recursos digitais para disponibilização aos alunos através do Microsoft Teams, utilizando as aplicações sugeridas.
Conteúdos:
1.ª sessão – 3 horas síncronas:
- O Teams e as aplicações do Office 365;
- Integração de aplicações do Office e de atividades desenvolvidas noutras aplicações;
- Criação de formulários e questionários no Microsoft Forms;
- Criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registar, guardar e partilhar conteúdos multimédia, usando o Padlet.
2.ª sessão – 2 horas assíncronas:
- Exploração das aplicações do Teams – saber adicionar e retirar aplicações no Teams;
- Criação de formulários e questionários no Forms e disponibilização no Teams para os alunos;
- Criação de um Padlet para atribuição de tarefas aos alunos.
3.ª sessão – 3 horas síncronas:
- Utilização do OneNote para disponibilização e organização de informação;
- Elaboração de questionários com o Quizlet para reforço de conteúdos, de conhecimentos e de vocabulário;
- Criação de um jogo no Kahoot para, através da competição, resumir um tópico de forma divertida, interativa e envolvente.
4.ª sessão – 3 horas assíncronas:
- Criação de um OneNote e disponibilização de informação para os alunos;
- Elaboração de questionário no Quizlet;
- Criação de um jogo no Kahoot.
5.ª sessão – 2 horas síncronas:
- Apresentação de trabalhos