Autonomia e Flexibilidade Curricular: da contextualização à prática pedagógica (Módulo II) – 1ª Edição

Duração: 13

Acreditação: 0.5

Local: On-line

Calendarização: Sessões Síncronas: 20 de fevereiro, das 9h às 11h30, 27 de fevereiro, das 9h às 11h, e 6 de março, das 9h às 11h30; Assíncronas: 20 de fevereiro, das 11h30 às 13h30, 27 de fevereiro, das 11h às 14h, e 6 de março, das 11h30 às 12h30

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.

Inscrições até: 2021-02-19

Objetivos:

Objetivos gerais:

·        Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projeto e em resolução de problemas;

·    Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível do currículo, integrando práticas de ensino- aprendizagem centradas no aluno;

·         Proporcionar experiências de aprendizagem diversas e adequadas a todos e a cada aluno;

·    Conceber, planificar e concretizar projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, de acordo com a diversidade dos alunos, seus contextos, as áreas do saber e recursos existentes;

·         Promover iniciativas de trabalho cooperativo de aprendizagem;

·         Refletir sobre experiências de aprendizagem.

Objetivos específicos:

·         Desenvolver dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares;

·         Conceber, planificar e monitorizar projetos num trabalho de natureza colaborativa:

·         Identificar ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto

·         DAC – elaborar uma planificação.

Conteúdos:

1.ª Sessão (4,5 horas):

- Apresentação, Metodologia, Planeamento e Organização da ação de Formação;

- Abordagem de integração e de diferenciação pedagógica: abordagens de ensino e aprendizagem;

- Diferenciar – com base nos interesses, no perfil e na preparação da criança e/ou aluno;

- Gerir uma turma diferenciada;

- Análise e reflexão de casos de Diferenciação Pedagógica.

2.ª Sessão (5 horas):

- Trabalho colaborativo - análise de exemplo;

- Problematização sobre temáticas e planificações DAC: Análise de exemplos, áreas de competência e descritores;

- DAC'S: o que fazer e como fazer. Exemplos vários. Análise da legislação;

- Análise e reflexão de vídeos;

- Discussão e partilha de experiências.

3ª Sessão (3,5 horas):

- Apresentação das planificações DAC'S - trabalho realizado em grupo;

- Apresentação dos trabalhos finais, discussão e reflexão sobre os mesmos:

·         Análise e reflexão de vídeos;

·         Discussão e partilha de experiências;

·         Reflexão final;

- Avaliação da ação de formação.