Autonomia e Flexibilidade Curricular: da contextualização à prática pedagógica (Módulo II) – 1ª Edição
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 20 de fevereiro, das 9h às 11h30, 27 de fevereiro, das 9h às 11h, e 6 de março, das 9h às 11h30; Assíncronas: 20 de fevereiro, das 11h30 às 13h30, 27 de fevereiro, das 11h às 14h, e 6 de março, das 11h30 às 12h30
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2021-02-19
Objetivos:
Objetivos gerais:
· Compreender os fundamentos e metodologias associadas à aprendizagem baseada em projeto e em resolução de problemas;
· Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a gestão flexível do currículo, integrando práticas de ensino- aprendizagem centradas no aluno;
· Proporcionar experiências de aprendizagem diversas e adequadas a todos e a cada aluno;
· Conceber, planificar e concretizar projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, de acordo com a diversidade dos alunos, seus contextos, as áreas do saber e recursos existentes;
· Promover iniciativas de trabalho cooperativo de aprendizagem;
· Refletir sobre experiências de aprendizagem.
Objetivos específicos:
· Desenvolver dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos, nas diferentes áreas disciplinares;
· Conceber, planificar e monitorizar projetos num trabalho de natureza colaborativa:
· Identificar ações dos docentes e dos alunos nas diferentes fases do trabalho por projeto
· DAC – elaborar uma planificação.
Conteúdos:
1.ª Sessão (4,5 horas):
- Apresentação, Metodologia, Planeamento e Organização da ação de Formação;
- Abordagem de integração e de diferenciação pedagógica: abordagens de ensino e aprendizagem;
- Diferenciar – com base nos interesses, no perfil e na preparação da criança e/ou aluno;
- Gerir uma turma diferenciada;
- Análise e reflexão de casos de Diferenciação Pedagógica.
2.ª Sessão (5 horas):
- Trabalho colaborativo - análise de exemplo;
- Problematização sobre temáticas e planificações DAC: Análise de exemplos, áreas de competência e descritores;
- DAC'S: o que fazer e como fazer. Exemplos vários. Análise da legislação;
- Análise e reflexão de vídeos;
- Discussão e partilha de experiências.
3ª Sessão (3,5 horas):
- Apresentação das planificações DAC'S - trabalho realizado em grupo;
- Apresentação dos trabalhos finais, discussão e reflexão sobre os mesmos:
· Análise e reflexão de vídeos;
· Discussão e partilha de experiências;
· Reflexão final;
- Avaliação da ação de formação.