Autonomia e Flexibilidade Curricular: da contextualização à prática pedagógica (Módulo I) – 2ª Edição
Duração: 13
Acreditação: 0.5
Local: On-line
Calendarização: Sessões Síncronas: 15 de maio, das 9h às 12h, 22 de maio, das 9h às 11h30, e 29 de maio, das 9h às 12h; Assíncronas: 15 de maio, das 12h às 13h30, 22 de maio, das 11h30 às 13h30, e 29 de maio, das 12h às 13h
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Informações: Taxa de inscrição: sócios - gratuito; não sócios - 30 €. O pagamento deverá ser efetuado após a seleção dos formandos.
Inscrições até: 2021-05-11
Objetivos:
Objetivos gerais:
- Refletir sobre a Escola e desafios da sociedade atual;
- Compreender a necessidade de criar condições para conferir aos estabelecimentos de educação e ensino a possibilidade de gerir currículo de forma flexível e contextualizada;
- Conhecer historial e as particularidades da legislação sobre autonomia e flexibilidade curricular;
- Identificar os princípios orientadores para as práticas integradas de gestão flexível do currículo;
Objetivos específicos:
- Refletir sobre os documentos: PASEO, Aprendizagens Essenciais, DL 54, DL55de 6 de julho de 2018 e DLR 11/2020/M;
- Discutir sobre quais as competências para responder aos desafios da sociedade atual;
- Melhorar a prática dos professores;
- Promover aprendizagens através de trabalho de natureza diversa - da disciplinaridade à transdisciplinaridade.
Conteúdos:
1ª Sessão (4,5 horas):
- Apresentação, Metodologia, Planeamento e Organização da ação de Formação;
- Reflexão sobre os estabelecimentos de educação e ensino atuais;
- Análise e reflexão de vídeos;
- Revisão e reflexão da legislação aplicável à temática: LBSE e normativos aplicáveis;
- Análise e discussão sobre os DL 54 (alterado pela Lei 116/2019) e DL 55 de 6 de julho de 2018;
· Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo;
-Análise das adaptações congregadas pelo DLR 11/2020/M;
· Princípios orientadores de práticas integradas de gestão flexível do currículo;
- Discussão e partilha de experiências.
2ª Sessão (4,5 horas):
- PASEO _ Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória – análise do documento e reflexão;
- Aprendizagens Essenciais – discutir a forma de utilização do documento
· Flexibilização pedagógica e curricular;
- Competências para o século XXI – texto de reflexão;
- Diálogo sobre as reflexões individuais;
- Articulação e interdisciplinaridade: diferenciação pedagógica;
- As aprendizagens através de trabalho de natureza diversa - da disciplinaridade à transdisciplinaridade – abordagens de integração;
- Análise e reflexão de vídeos;
- Discussão e partilha de experiências.
3ª Sessão (4 horas):
- Apresentação dos trabalhos finais, discussão e reflexão sobre os mesmos;
- Análise e reflexão de vídeos;
- Discussão e partilha de experiências;
- Reflexão final;
-Avaliação da ação de formação.